Entenda como cobrar o que os seus serviços realmente valem, sabendo elaborar uma proposta de honorários justa e lucrativa!
Seu escritório contábil não precisa se render aos preços da concorrência para “sobreviver”… Saber elaborar uma proposta de honorários eficiente é o primeiro passo para a valorização do seu negócio!
Embora você tenha aptidão com números e métricas gerenciais dos seus clientes, é muito arriscado cair na rotina do “casa de ferreiro, espeto é de pau”…
O que quero dizer é que, por melhores que sejam seus serviços, por mais eficiente que você seja auxiliando seus clientes em questões como a precificação dos serviços deles, por exemplo, se você não organizar a sua proposta de honorários contábeis, muito dificilmente conseguirá fechar bons contratos…
E postergar essa ação apenas vai matar o seu escritório contábil, aos poucos.
Sendo assim, no artigo de hoje, eu vou te mostrar, de maneira simples e rápida, como você pode elaborar a sua proposta de honorários contábeis, elevando o valor do seu escritório contábil, porém, por um preço justo!
Uma boa proposta de honorários contábeis tem uma justificativa
Primeiro, antes de começarmos a avaliar os preços que serão cobrados, é preciso pensar em composição de valor…
Sendo assim, tenha a sua oportunidade de venda vindo do seu site contábil, da indicação de um amigo ou de alguma rede social, é necessário que, desde a primeira interação com o seu escritório contábil, ele comece a ter um alta percepção de valor, referente aos seus serviços…
E lembre-se que valor não é preço…
As contabilidades online, por exemplo, deixam bem claro, desde o primeiro contato com o cliente, que o preço é menor do que o mercado e o atendimento é mais rápido, sendo assim, as expectativas são alinhadas nessa linha comercial.
No seu caso, uma boa alternativa é deixar clara em sua comunicação os seus diferenciais, como:
- Segmentação de público – ou seja, você é especializado em uma atividade da região e, por isso, conhece com maiores detalhes a tributação daquele setor, podendo reduzir consideravelmente seus impostos;
- Contabilidade Consultiva – você vai além do cumprimento de obrigações essenciais e se posiciona ao lado do gestor, buscando o crescimento e prosperidade de sua empresa;
- Sistema de Gestão Financeira (BPO Financeiro) – você também pode oferecer serviços financeiros para o aumento do lucro do seu cliente.
E é claro, com tudo isso, nós, do Grupo DPG, podemos te ajudar, destacando seu protagonismo na transformação dos seus clientes, por meio de uma comunicação acertada e muito bem planejada!
Descrição dos Serviços
Pronto, agora que o seu cliente já sabe quem você é – e pode apostar que isso já gerou um valor dos seus serviços na mente dele…
Chega o momento de descrever, detalhadamente, o que você vai fazer pela empresa dele!
Sendo assim, monte uma apresentação dos seus serviços, descrevendo todas as suas responsabilidades e qual o seu papel junto ao cliente, esclarecendo o máximo de dúvidas possíveis.
O ideal é que, depois dessa apresentação, o seu cliente saiba muito bem o que é papel dele e o que é seu papel, assim, seu pós-venda não gera frustrações e você só aumenta o engajamento com o cliente – em vez dele diminuir.
Nessa apresentação, delimite também prazos e regras para a execução dos seus serviços, desse modo, o cliente tem uma garantia a mais da sua eficiência.
Enviando a proposta de honorários contábeis
Uma vez alinhadas as expectativas, chega o momento de falar em valores…
Para constituir o seu preço, é recomendado que você olhe para o mercado e entenda quanto os seus concorrentes diretos e indiretos estão cobrando, assim, você sabe mais ou menos quanto o cliente está esperando pagar.
Contudo, caso na sua comunicação você tenha trabalhado bem o seu valor, saiba que essa percepção de valor pode estar maior e isso indica que o cliente está aberto para pagar mais por um serviço mais personalizado e com maior garantia de resultados.
Assim, uma boa alternativa é ter pré-estabelecidos planos de serviços para o seu escritório de contabilidade, levando em consideração:
- Quantidade de funcionários na empresa cliente;
- Estrutura societária do cliente;
- Número de notas fiscais que serão emitidas;
- Regime Tributário que a empresa está enquadrada;
- Quantidade de filiais, entre outros aspectos que impactam diretamente na sua demanda de serviços.
Desse modo, o cliente tem a opção de contratação do pacote, sabendo que ele pode fazer um upgrade no seu plano – o que significa um upsell para o seu escritório.
Se o cliente achar que está muito caro, não ceda uma redução de preço logo de cara, isso pode matar a sua operação…
O ideal é você deixar muito claro o seu valor, afinal, por mais que a maioria dos computadores acima de R$ 5 mil cumpram com o que é necessário para ter um bom desempenho para as principais tarefas do dia a dia, por que você acha que MUITAS pessoas aceitam pagar mais de R$ 10 mil em um Apple?
E caso queira destacar o valor do seu escritório contábil com máxima eficiência, entre em contato comigo agora mesmo, clicando na imagem de WhatsApp abaixo: