Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Entenda como cobrar o que os seus serviços realmente valem, sabendo elaborar uma proposta de honorários justa e lucrativa!

Seu escritório contábil não precisa se render aos preços da concorrência para “sobreviver”… Saber elaborar uma proposta de honorários eficiente é o primeiro passo para a valorização do seu negócio!

Embora você tenha aptidão com números e métricas gerenciais dos seus clientes, é muito arriscado cair na rotina do “casa de ferreiro, espeto é de pau”…

O que quero dizer é que, por melhores que sejam seus serviços, por mais eficiente que você seja auxiliando seus clientes em questões como a precificação dos serviços deles, por exemplo, se você não organizar a sua proposta de honorários contábeis, muito dificilmente conseguirá fechar bons contratos…

E postergar essa ação apenas vai matar o seu escritório contábil, aos poucos.

Sendo assim, no artigo de hoje, eu vou te mostrar, de maneira simples e rápida, como você pode elaborar a sua proposta de honorários contábeis, elevando o valor do seu escritório contábil, porém, por um preço justo!

Uma boa proposta de honorários contábeis tem uma justificativa

Primeiro, antes de começarmos a avaliar os preços que serão cobrados, é preciso pensar em composição de valor…

Sendo assim, tenha a sua oportunidade de venda vindo do seu site contábil, da indicação de um amigo ou de alguma rede social, é necessário que, desde a primeira interação com o seu escritório contábil, ele comece a ter um alta percepção de valor, referente aos seus serviços…

E lembre-se que valor não é preço…

As contabilidades online, por exemplo, deixam bem claro, desde o primeiro contato com o cliente, que o preço é menor do que o mercado e o atendimento é mais rápido, sendo assim, as expectativas são alinhadas nessa linha comercial.

No seu caso, uma boa alternativa é deixar clara em sua comunicação os seus diferenciais, como: 

  • Segmentação de público – ou seja, você é especializado em uma atividade da região e, por isso, conhece com maiores detalhes a tributação daquele setor, podendo reduzir consideravelmente seus impostos;
  • Contabilidade Consultiva – você vai além do cumprimento de obrigações essenciais e se posiciona ao lado do gestor, buscando o crescimento e prosperidade de sua empresa;
  • Sistema de Gestão Financeira (BPO Financeiro) – você também pode oferecer serviços financeiros para o aumento do lucro do seu cliente.

E é claro, com tudo isso, nós, do Grupo DPG, podemos te ajudar, destacando seu protagonismo na transformação dos seus clientes, por meio de uma comunicação acertada e muito bem planejada!

Descrição dos Serviços

Pronto, agora que o seu cliente já sabe quem você é – e pode apostar que isso já gerou um valor dos seus serviços na mente dele…

Chega o momento de descrever, detalhadamente, o que você vai fazer pela empresa dele!

Sendo assim, monte uma apresentação dos seus serviços, descrevendo todas as suas responsabilidades e qual o seu papel junto ao cliente, esclarecendo o máximo de dúvidas possíveis.

O ideal é que, depois dessa apresentação, o seu cliente saiba muito bem o que é papel dele e o que é seu papel, assim, seu pós-venda não gera frustrações e você só aumenta o engajamento com o cliente – em vez dele diminuir.

Nessa apresentação, delimite também prazos e regras para a execução dos seus serviços, desse modo, o cliente tem uma garantia a mais da sua eficiência.

Enviando a proposta de honorários contábeis

Uma vez alinhadas as expectativas, chega o momento de falar em valores…

Para constituir o seu preço, é recomendado que você olhe para o mercado e entenda quanto os seus concorrentes diretos e indiretos estão cobrando, assim, você sabe mais ou menos quanto o cliente está esperando pagar.

Contudo, caso na sua comunicação você tenha trabalhado bem o seu valor, saiba que essa percepção de valor pode estar maior e isso indica que o cliente está aberto para pagar mais por um serviço mais personalizado e com maior garantia de resultados.

Assim, uma boa alternativa é ter pré-estabelecidos planos de serviços para o seu escritório de contabilidade, levando em consideração:

  • Quantidade de funcionários na empresa cliente;
  • Estrutura societária do cliente;
  • Número de notas fiscais que serão emitidas;
  • Regime Tributário que a empresa está enquadrada;
  • Quantidade de filiais, entre outros aspectos que impactam diretamente na sua demanda de serviços.

Desse modo, o cliente tem a opção de contratação do pacote, sabendo que ele pode fazer um upgrade no seu plano – o que significa um upsell para o seu escritório.

Se o cliente achar que está muito caro, não ceda uma redução de preço logo de cara, isso pode matar a sua operação…

O ideal é você deixar muito claro o seu valor, afinal, por mais que a maioria dos computadores acima de R$ 5 mil cumpram com o que é necessário para ter um bom desempenho para as principais tarefas do dia a dia, por que você acha que MUITAS pessoas aceitam pagar mais de R$ 10 mil em um Apple?

O segredo está no VALOR que você agrega à proposta de honorários contábeis do seu escritório!

E caso queira destacar o valor do seu escritório contábil com máxima eficiência, entre em contato comigo agora mesmo, clicando na imagem de WhatsApp abaixo:


Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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