O que você precisa para aumentar a sua carteira de clientes está aqui!
Descubra o segredo para expandir sua carteira de clientes com um contador especializado
Contador, quer aumentar a sua carteira de clientes? Então, você precisa conhecer o segredo que vai fazer a diferença no seu negócio.
Neste artigo, vamos te mostrar como gerenciar, fidelizar e prospectar clientes de forma eficaz e estratégica.
Confira agora!
Mas antes, o que é carteira de clientes?
Antes de mais nada, vamos entender o que é carteira de clientes.
A carteira de clientes é um conjunto ou grupo de clientes, com os quais você mantém um relacionamento comercial constante, ou seja, são aqueles que compram de você regularmente e geram lucro para o seu negócio.
Desse modo, a carteira de clientes pode ser dividida em três tipos principais:
Carteira de clientes ativa
São os clientes que fazem compras frequentes e possuem um vínculo claro e bem estabelecido com a sua empresa.
Carteira de clientes inativa
Esses clientes já compraram da sua empresa no passado, mas, por algum motivo, deixaram de comprar ou se afastaram.
Carteira de clientes de renovação
Nesse grupo estão os clientes que possuem contrato com a sua empresa e que precisam ser abordados para renovar esse contrato, quando ele estiver próximo do vencimento.
Como gerenciar a sua carteira de clientes?
Gerenciar a sua carteira de clientes significa acompanhar, monitorar e analisar o comportamento, as necessidades e as preferências dos seus clientes.
Isso é essencial para manter um bom relacionamento com eles, oferecer soluções personalizadas e aumentar a sua satisfação e fidelização.
Para gerenciar a sua carteira de clientes, você pode seguir algumas dicas. Veja:
Priorize a organização
Use um sistema CRM (Customer Relationship Management) para organizar e centralizar as informações dos seus clientes, como dados cadastrais, histórico de compras, interações, feedbacks, etc.
Segmente seus clientes
Crie segmentações da sua carteira de clientes com base em critérios como perfil, potencial, frequência, valor, etc. Isso vai te ajudar a definir estratégias específicas para cada grupo de clientes.
Tenha objetivos e metas
Estabeleça metas e indicadores para medir o desempenho da sua carteira de clientes, como taxa de retenção, taxa de churn, ticket médio, lifetime value, etc.
Seja efetivo na comunicação
Mantenha um contato regular com os seus clientes, seja por e-mail, telefone, redes sociais ou outros canais.
Além disso, envie conteúdos relevantes, faça pesquisas de satisfação, ofereça suporte e pós-venda.
Como prospectar novos clientes para sua carteira?
Prospectar novos clientes para a sua carteira significa buscar e atrair potenciais compradores para o seu negócio.
Esse passo é essencial para ampliar o seu mercado, diversificar a sua receita e garantir o crescimento da sua empresa.
Para alcançar isso, algumas etapas são:
Defina o seu público-alvo e persona
Saiba quem são os seus clientes ideais, quais são as suas características, dores, desejos e necessidades.
Faça uma pesquisa de mercado
Identifique as oportunidades e ameaças do seu segmento. Saiba quem são os seus concorrentes, quais são os seus diferenciais, quais são as tendências e demandas do seu setor.
Planeje
Elabore um plano de prospecção com as suas metas, estratégias e ações.
Defina como você vai abordar os seus prospects, quais são os canais que você vai usar, quais são as ferramentas que você vai utilizar, etc.
Ofereça valor
Crie uma proposta de valor para o seu produto ou serviço, e mostre para seus prospects como você pode resolver os seus problemas, atender às suas necessidades e gerar valor para eles.
Fique de olho em cada ação e nos resultados
Acompanhe e nutra os seus leads até a conversão.
Mantenha um relacionamento com seus prospects, envie conteúdos educativos, tire as suas dúvidas, faça demonstrações e apresentações, etc.
Além disso, não esqueça de olhar para os resultados obtidos para poder investir em melhorias sempre.
Você pode saber mais sobre isso em nosso vídeo:
Mas, você não vai esquecer de um ponto muito importante. Além de aumentar a sua carteira, é preciso fidelizar os clientes, afinal, a continuidade do trabalho é essencial.
Como fidelizar a sua carteira de clientes?
Fidelizar a sua carteira de clientes significa fazer com que eles continuem utilizando seus serviços.
Para fidelizar a sua carteira de clientes, você precisa agregar valor ao seu serviço, e o segredo está no marketing de conteúdo.
O que é o marketing de conteúdo? Como implementá-lo?
O marketing de conteúdo é uma excelente maneira de se conectar com seu público-alvo e gerar leads.
Através de conteúdos relevantes e de qualidade, você pode mostrar aos seus potenciais clientes que você é um especialista no seu segmento e que pode ajudá-los a resolver seus problemas.
Para isso, você pode criar blog, e-books, webinars, infográficos e outros conteúdos, que sejam do interesse do seu público-alvo.
Você também pode aumentar o valor dos seus serviços com:
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