O conhecimento sobre branding que irá te fazer entender como consolidar a sua marca e fazer seu cliente sonhar com seu escritório!
Entenda como funciona o branding e a importância de como seu escritório contábil é visto e lembrado
Contador e contadora, você já parou para refletir em como o seu escritório contábil é visto hoje pelos seus clientes?
Essa questão é fundamental para que a sua contabilidade se destaque, afinal, tudo depende de como ela é vista pelos atuais e possíveis clientes.
E é o branding o responsável pela imagem que seu escritório passa para o público.
Se você não sabe o que é branding, ou tem uma ideia rasa, e não sabe como aplicar estratégias que potencializam a forma como seu escritório é notado, o conteúdo que preparei hoje é para você.
Vou falar sobre este assunto, trazendo tudo que você precisa saber e fazer para conseguir consolidar a marca do seu escritório e fazer com que seu público queira optar por você.
O que é branding?
Quando você vai ao shopping, supermercado e até mesmo farmácia, costuma consumir produtos de marcas que conhece, confia e que sabe que possuem uma qualidade indiscutível, não é mesmo?
É o caso de sempre comprar de uma marca de roupa reconhecida, de um alimento que você sempre compra da mesma marca e de um remédio que você já pede pelo nome da marca…
Essas situações cotidianas mostram como o branding está presente na nossa vida, e ele nada mais é do que a marca de um produto ou serviço, ou seja, a forma como é visto pelo público e o reconhecimento que carrega.
Quanto maior e mais consolidada uma marca, mais facilmente reconhecida ela é e, consequentemente, mais clientes atrai.
Grandes exemplos de branding muito bem consolidados são:
- Coca-Cola;
- McDonalds;
- Google;
- Facebook; entre tantas outras.
Afinal, você conhece essas marcas e o que elas oferecem apenas pelo nome, certo?
Este é o poder do branding, o de fazer com que seu negócio seja amplamente reconhecido.
Por isso, é essencial trabalhar para consolidar uma marca positiva e que seja desejada pelo público, assim, você potencializa o alcance do seu escritório contábil.
A importância de construir a marca do seu escritório
Agora que já falei para vocês o que é o branding e alguns exemplos de grandes marcas de diferentes segmentos, vamos pensar especificamente no seu escritório contábil e na importância de construir a marca dele.
Não é novidade que a área contábil tem grande competitividade, especialmente com o surgimento e expansão das contabilidades online, que se tornaram mais um desafio a ser vencido para conseguir se destacar…
Com isso, a forma mais efetiva de mostrar o valor do seu escritório, a eficiência dos seus serviços e os seus diferenciais é se colocando como uma autoridade reconhecida por isso, e é o seu branding que irá fazer isso.
Sendo assim, é preciso construir a sua marca para que todo seu público-alvo saiba exatamente o que seu escritório oferece e eles mesmos queiram ser seus clientes.
Os benefícios
Os principais benefícios do branding são:
- Nome reconhecido;
- Autoridade no assunto, reconhecida;
- Captação de clientes mais efetiva;
- Destaque em meio a concorrência;
- Visibilidade positiva no mercado contábil.
Tudo isso impulsiona o seu escritório contábil para crescer cada vez mais, aumentar a carteira de clientes e, consequentemente, potencializar os lucros.
Com tudo isso, você se posiciona como uma referência quando se trata de contabilidade, o que é extremamente benéfico para o seu negócio.
Como trabalhar o branding?
Agora chegamos em um ponto crucial… Afinal, como trabalhar o branding?
Esse é um dos grandes desafios para toda pessoa que entende a importância do branding, mas não sabe por onde começar a trabalhar a marca do próprio negócio.
Sendo assim, vou falar sobre os pontos centrais que viabilizam a consolidação da marca do seu escritório contábil.
#1 Conteúdo!
Seus clientes e seu público precisam confiar em você, no que você fala, nas informações que você apresenta e no serviço que você presta.
Para isso, o conteúdo que você produz é seu maior aliado.
Os conteúdos podem ser produzidos de muitas formas, como:
- Vídeos;
- IGTV – Instagram;
- Lives – Youtube/Instagram;
- Stories – Instagram
- Blog;
- LinkedIn;
- Grupos no WhatsApp;
- Grupos no Telegram;
- Posts nas mídias sociais; entre outros.
Quanto mais canais você explorar e quanto mais conteúdo produzir, mais você será visto pelo seu público, mais você mostrará o conhecimento que possui e conseguirá se mostrar como uma contabilidade confiável, preparada e ideal para atender quem consome seu conteúdo.
Sendo assim, invista tempo para um planejamento e criação de muito conteúdo de valor.
#2 Fale sobre o que seu público quer saber
Esse ponto é complementar ao primeiro, afinal, de nada adianta você criar diversos conteúdos se eles não forem, de fato, de interesse do seu público.
Entenda quais são as dores, desejos, dúvidas e curiosidades do seu público e fale sobre tudo isso.
Você pode falar sobre o que a contabilidade faz, como ela ajuda, pode nichar alguns conteúdos para alguns segmentos específicos (de acordo com o público), pode trazer dicas que não estão 100% ligadas à contabilidade, mas que agregam para o seu público…
Tudo isso irá mostrar que você se preocupa em mostrar valor para o seu cliente e irá te fazer cada vez mais conhecido.
#3 Consistência
Não adianta ser fogo de palha para construir o seu branding…
É algo que leva tempo, ganhar autoridade demanda tempo e muita consistência!
Ou seja, é preciso que a qualidade dos seus serviços sejam consistentes, que seu conteúdo seja consistente e que você se mostre sempre atualizado e relevante para seu público.
Assim, em todos os momentos, seus clientes e prospects sentirão segurança em recorrer ao seu escritório contábil para contar com serviços e para consumir um conteúdo de qualidade e veracidade indiscutível.
#4 Prova social
Os empresários precisam saber que podem contar com o seu escritório contábil para tudo que precisarem e que serão atendidos com máxima excelência.
A prova social é a sua maior aliada para comprovar a satisfação dos seus clientes e, assim, atrair cada vez mais clientes para o seu negócio.
Por isso, sempre peça e utilize os feedbacks dos seus clientes para mostrar que a sua autoridade como contador é real e que seu escritório está preparado para realizar um trabalho impecável.
#5 A construção do branding é constante
É claro que chega um momento em que seu escritório já estará em evidência, com um trabalho de branding que atende os 4 pontos anteriores, contudo, é preciso não parar…
Isso porque o mercado muda, novidades surgem e concorrentes querendo consolidar suas marcas vão se tornando cada vez mais fortes, por isso, você precisa manter o seu branding sempre em alta e com credibilidade.
Para isso, o trabalho é constante e exige empenho, mas lembre-se que os resultados são satisfatórios.
E para fechar esses pontos sobre o branding e sintetizar todo o conteúdo que eu trouxe até aqui, vou deixar um vídeo rápido e essencial que produzi para o canal do Grupo DPG, confira!
O papel do marketing digital contábil no seu branding
Para finalizar este conteúdo sobre branding, preciso falar sobre um ponto muito importante e que eu posso te ajudar…
O papel do marketing digital no seu branding é enorme, afinal, é por meio dos recursos do marketing contábil que você se mostra para o seu público no meio digital.
Com um marketing bem estruturado, você consegue construir seu branding, mostrar a sua autoridade e manter a consistência de seus conteúdos, por meio de:
- Um site que será seu escritório virtual;
- Redes sociais com conteúdos relevantes;
- Blog com notícias e conteúdos exclusivos;
- Campanhas;
- Produção de vídeos sobre assuntos relevantes; e muito mais!
Sendo assim, o marketing digital contábil é o caminho para você estruturar seu branding de forma adequada, utilizando os recursos digitais e estratégias de marketing para isso.
E você sabe que, quando se trata disso, eu e toda minha equipe do Grupo DPG estamos preparados para te auxiliar!
Entre em contato com minha equipe agora mesmo e vamos te mostrar cada detalhe de como nossas soluções irão contribuir para a sua marca.