Benchmarking para Contabilidades!

3 passos de uma estratégia super efetiva!

 

Provavelmente você já deve ter se perguntado: O que aquele concorrente faz para crescer de forma tão agressiva, conquistando a todo tempo novos clientes e eu continuo estagnado como empresa?

Você já pensou assim?

Quero lhe fazer mais algumas perguntas:

– Você sabe o que é Benchmarking?
– Sabe a Melhor forma de aplicá-lo a estratégia de Marketing de sua contabilidade?
– Entende a necessidade de acompanhar as estratégia de seus concorrentes?

Quero mostrar, através de uma estratégia de Benchmarking para Contabilidades matadora, 3 passos para o crescimento da sua empresa contábil, fidelização e captação de novos clientes .

 

Benchmarking não é uma cópia

 

Benchmarking é o nome que damos à analise feita sobre os nossos principais concorrentes de marcas reconhecidas, seja sobre um serviço, produto ou processo de atendimento. Porém, o que você precisa entender é que não se deve fazer apenas uma cópia exata da estratégia analisada, e sim buscar oferecer algo melhor e totalmente superior ao produto ou serviço de seus principais concorrentes.

 

Passo 1: Identificar os seus maiores Concorrentes

 

Em cada área de mercado temos aqueles que se destacam graças a características singulares do produto/serviço oferecido. Para uma Empresa Contábil isso não é diferente, por isso, você deve procurar pesquisar aquelas contabilidades que são referencia no mercado ( sabe aqueles que são considerados especialistas?).

 

Passo 2 : Todo bom produto ou serviço pode ficar melhor

 

Uma vez definido os seus principais concorrentes, olhe os produtos/serviços que eles oferecem, veja suas melhores características e identifique aquilo que não satisfaz ainda ao seu mercado, pois sempre tem alguma coisa. Conforme o tempo passa o público empreendedor se torna cada vez mais exigente, e novas necessidades são descobertas, isso vai desde um melhor atendimento ao cliente até ao uso ou descoberta de uma tecnologia inovadora ou superior. Fique atento e ouça o seu público-alvo!

 

ex : muitas pessoas tem o hábito de beber um copo “d’água” após tomar um sorvete, mas eu nunca ví nenhuma sorveteria oferecer este copo “d’água” (sem custo) junto com o sorvete comprado pelo cliente. Você acha que isso seria um diferencial no atendimento ou acha isso bobagem?

 

“O cliente pode ter um carro de qualquer cor desde que seja a preta.-Henry Ford

 

A frase acima foi o que fez Henry Ford perder uma grande fatia do seu mercado, por não saber ou querer atender às necessidades latentes de seu consumidor ou público alvo.

 

“um carro para cada bolso e propósito” – Afred Sloan Jr.

 

Este pensamento fez com que a GM na década de 40, após 23 anos sob a batuta de Alfred Sloan, alcançasse o topo do mercado automobilístico com 47,5% das vendas, uma posição que seu concorrente não mais recuperaria. Ele defendia que a GM deveria ter uma linha de automóveis que ia do aristocrático Cadillac ao proletário Chevrolet. Ele implantou indicadores, relatório de vendas, sistemas de contratação, organizou as fábricas, enfim, ousou fazer o que os seus concorrentes ignoravam e mais, passou a ouvir, analisar e respeitar o que o seu mercado queria consumir e não o que ele achava que deveria vender. Fantástico!!!

 

Passo 3 : Não se trata de Roubar Ideias ou clientes, mas sim Aperfeiçoar

 

Entenda, a ideia não é roubar os clientes da sua concorrência e nem copiar suas estratégias. O mercado hoje é grande e nele tem espaço para todos.

Não meça os seus resultados com o indicativo da decadência de seus concorrentes, mas sim no aperfeiçoamento do seu serviço ou estratégia.

Após identificar cada ponto forte e fraco dos seus concorrentes, seja o médico dos clientes da sua concorrência e do seu mercado.  Mostre que entende a “sua dor” e atenda a deficiência que o seu concorrente não soube atender, isso fará você se destacar por oferecer uma qualidade muito superior na prestação de serviços e atendimento.

 
Ex: 90% das pessoas no Brasil e no Mundo pesquisam por serviços ou produtos na web. Para um empresário precisando de uma contabilidade não é diferente, ele vai procurar pelos seus serviços através de internet. Portanto, estar na internet já é um diferencial de muitas empresas contábeis, porém estar bem posicionado e mostrando um conteúdo de qualidade que o posiciona como uma autoridade (especialista) no assunto e respeitando a experiência do usuário é um diferencial maior ainda, já que esse empresário com certeza não procuraria além da 2ª pagina do Google, por exemplo, e não  passaria mais que 5 segundos num site que não fosse bem organizado e responsivo. Aliás, você sabe o que é um site responsivo? (no próximo post falarei sobre isso)

 

Aplicando esses 3 passos simples de Benchmarking para Contabilidades na sua estratégia de marketing , o serviço oferecido por sua Empresa Contábil irá atrair muito mais clientes do que você imagina. Você criará um elo, um relacionamento efetivo com a sua persona (público-alvo). Quando você adquirir este elo de confiança com a sua “persona”, a possibilidade de ela te contratar para lhe prestar serviços é muito grande, e além disso, quando ela se tornar sua cliente, além de não te trocar pelo concorrente, ela também irá te recomendar aos seus círculos de amizade, pode ter certeza disso!

 

Até o próximo post…

Este post tem 4 comentários

  1. Fernando

    Boa tarde,

    Muito oportuno o seu e-mail. irei procurar colocar em prática isso.

    Obrigado

    1. Inacio Junior

      Fernando,
      Faça isso e verá que os resultados não demorarão a aparecer

      um forte abraço

  2. Simoni Luduvice

    Post inspirador!
    As ideias compartilhadas podem nos ajudar a virar a chave de comportamento e abrir a porta para novos caminhos para nossas empresas.

    1. Inacio Junior

      Cara Simone,
      que bom que serviu de inspiração e concordo plenamente, não podemos nos ater apenas no nosso mundo, sendo que ao nosso redor tudo está em constante evolução. Se não nos adaptarmos rapidamente ao que nos é imposto ficamos para trás .

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