As Dúvidas mais comuns Sobre Contabilidade sempre estão presentes na rotina empresarial. O número de empreendedores cresce a cada ano abrir o próprio negócio tem se tornado uma tendência cada vez maior entre pessoas que visam melhorar de vida tendo total independência financeira.
Porém, um dos maiores desafios e duvidas dos empreendedores vem do setor de contabilidade. Visando eliminar estas questões separamos aqui:
7 Dúvidas mais comuns Sobre Contabilidade.
1. O que é o Contrato Social?
O contrato social é o primeiro passo, ele deve ser elaborado de maneira meticulosa, para não haver nenhum erro. No contrato social irão informações como:
Definir o tipo da empresa – O nome, endereço, atividade que realiza, entre outros detalhes.
Definição do CNAE – Este passo é fundamental. A definição do CNAE influi diretamente na tributação da empresa, sendo decisivo em processos como licitações.
Descrição dos Sócios – Quem são os sócios e quais as atribuições de cada um?
Fechamento do Capital Social – Qual será o total de investimento inicial em sua empresa? E como cada sócio arcará com as despesas? Lembrando que é recomendado um investimento igual entre os sócios.
2. Escolha do Regime de Tributação
Existem três tipos de regime de tributação na qual sua empresa pode se enquadrar:
Simples Nacional – Uma escolha recorrente entre empresas que estão começando, uma das vantagens é a apuração unificada dos impostos. Existe um limite de lucro de 2,4 milhões anual para fazer parte deste regime. As alíquotas de cobrança dependerão da margem de lucro e atividade desenvolvida.
Lucro Presumido – As empresas que não conseguem se encaixar no Simples Nacional geralmente optam pelo Lucro Presumido, um regime que apura impostos de acordo com o que se presume que a empresa faturará, de acordo com a média de lucro de seu segmento.
Lucro Real – Um regime que apura os impostos da empresa de acordo com seu lucro real. Pode ser uma vantagem para empresas que não obtenham lucro em seu início.
3. O que é MEI?
O MEI ou Micro Empreendedor Individual é indicado para quem deseja trabalhar sozinho. O exemplo mais comum são os prestadores de serviço. Essa modalidade só permite a contratação de um funcionário.
4. O que é ME e EPP?
As Micro-Empresas ou ME e as Empresas de Pequeno Porte ou EPP são modalidades com arrecadações maiores, variando entre uma receita anual de R$ 60.000,01 até R$ 3.600.000,00. Nelas é possível contratar mais de um funcionário.
5. O que é uma Sociedade?
Sociedade LTDA
É aquela em que todos os sócios já estão estipulados desde o início das atividades, onde cada um entra com sua participação no Contrato Social.
Sociedade Anônima
É aquela onde o capital é divido por ações a serem vendidas na bolsa de valores. Comum em grandes empresas.
Sociedade Individual
É aquela onde existe apenas uma pessoa responsável por todo o capital social.
6. Quanto tempo leva o processo burocrático?
Após o fechamento do Contrato Social, vem o registro na entidade de classe. O processo pode demorar entre 1 e 3 meses
7. Como é feito o cálculo das despesas?
O cálculo das despesas não deve levar em conta apenas salários e aluguel. É necessário elaborar uma planilha que contenha informações referentes aos gastos mensais, identificar quais são as despesas fixas e variáveis.
A partir dai, é feito todo um planejamento para otimizar o dinheiro da sua empresa.