Aprenda a elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil com a postagem de hoje e aproveite ao máximo suas oportunidades de crescimento!
Que tal, agora, começarmos a falar de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças?
Não se assuste! Estamos falando da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) – que representa uma matriz, contendo os quatro pontos já citados no parágrafo acima.
A matriz SWOT é uma das melhores ferramentas de marketing, e que funciona como uma baita aliada na realização de balanços criteriosos da atuação do seu escritório contábil.
Ou seja, ela é fundamental na gestão de sua contabilidade.
A seguir, vamos mostrar para você como elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil, para que suas metas apresentem um resultado mais eficaz.
Vamos lá?
Avaliando os cenários interno e externo
A análise SWOT – ou FOFA, caso prefira usar a siga em português – é uma ferramenta de marketing que tem a função de avaliar os ambientes externo e interno de seu escritório contábil, formulando estratégias para otimizar seu desempenho no mercado.
Do mesmo modo, são analisadas também as oportunidades e ameaças do mercado.
Para você entender melhor como funciona a análise SWOT, observe o imagem abaixo:
Agora veja como elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil:
- Forças – liste as características positivas do seu escritório, as vantagens internas dele. Ex.: uso de um software de integração contábil.
- Fraquezas – liste as características negativas do seu escritório contábil. Ex.: não tem segurança suficiente para delegar atividades.
- Oportunidades – nesse quadrante você vai listar aspectos do cenário atual no qual seu escritório está inserido capazes de fazer as vantagens competitivas do seu negócio aumentarem. Ex.:dificuldade em mensurar e avaliar as metodologias de atração de clientes e, com isso, a percepção crescente do valor de uma agência de marketing digital pelos escritórios de contabilidade.
- Ameaças – já nesse quadrante você registra as características do contexto atual no qual seu empreendimento está inserido capazes de influenciar negativamente seu desempenho. Ex.: a chegada de renomadas franquias contábeis estrangeiras para o país.
Entendeu?
Uma boa análise SWOT é elaborada e interpretada para unir da melhor maneira todos esses elementos.
Assim, ela te oferece um diagnóstico rico, confiável e que integre às necessidades apresentadas na gestão estratégica, de forma que a criação do plano seja mais seguro a longo e médio prazo.
Como resultado, minimizam-se as ameaças do ambiente para seu escritório contábil e ressaltam-se as oportunidades.
E porque tudo isso é importante para minha contabilidade?
A proposta da matriz SWOT no seu escritório contábil é que a combinação dos ambientes externo e interno, bem como suas quatro variáveis, torne mais fácil a tomada de decisões e a definição de estratégias de negócios no seu empreendimento.
Desse modo, combinar os aspectos registrados como forças com os de oportunidades, por exemplo, contribui para que seu escritório contábil potencialize o uso dos seus pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades identificadas.
Portanto, agora que você sabe como elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil, chegou a hora analisar essas informações de forma conjunta para finalmente entender qual é momento real pelo qual seu estabelecimento está passando.
Um forte abraço.