Marketing para Contabilidade | Grupo DPG

Como elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil

Aprenda a elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil com a postagem de hoje e aproveite ao máximo suas oportunidades de crescimento!

Que tal, agora, começarmos a falar de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças?

Não se assuste! Estamos falando da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) – que representa uma matriz, contendo os quatro pontos já citados no parágrafo acima.

A matriz SWOT é uma das melhores ferramentas de marketing, e que funciona como uma baita aliada na realização de balanços criteriosos da atuação do seu escritório contábil.

Ou seja, ela é fundamental na gestão de sua contabilidade.

A seguir, vamos mostrar para você como elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil, para que suas metas apresentem um resultado mais eficaz.

Vamos lá?

Avaliando os cenários interno e externo

A análise SWOT – ou FOFA, caso prefira usar a siga em português – é uma ferramenta de marketing que tem a função de avaliar os ambientes externo e interno de seu escritório contábil, formulando estratégias para otimizar seu desempenho no mercado.

Do mesmo modo, são analisadas também as oportunidades e ameaças do mercado.

Para você entender melhor como funciona a análise SWOT, observe o imagem abaixo:

Análise Swot - Grupo DPGAgora veja como elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil:

Entendeu?

Uma boa análise SWOT é elaborada e interpretada para unir da melhor maneira todos esses elementos.

Assim, ela te oferece um diagnóstico rico, confiável e que integre às necessidades apresentadas na gestão estratégica, de forma que a criação do plano seja mais seguro a longo e médio prazo.

Como resultado, minimizam-se as ameaças do ambiente para seu escritório contábil e ressaltam-se as oportunidades.

E porque tudo isso é importante para minha contabilidade?

A proposta da matriz SWOT no seu escritório contábil é que a combinação dos ambientes externo e interno, bem como suas quatro variáveis, torne mais fácil a tomada de decisões e a definição de estratégias de negócios no seu empreendimento.

Desse modo, combinar os aspectos registrados como forças com os de oportunidades, por exemplo, contribui para que seu escritório contábil potencialize o uso dos seus pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades identificadas.

Portanto, agora que você sabe como elaborar a análise SWOT do seu escritório contábil, chegou a hora analisar essas informações de forma conjunta para finalmente entender qual é momento real pelo qual seu estabelecimento está passando.

Contudo, se precisar de ajuda para efetuar uma correta análise SWOT, que permite ao seu escritório contábil desenvolver uma atuação mais segura diante do desafio de mercado cada vez mais competitivo e exigente, entre em contato conosco.

Um forte abraço.

Sair da versão mobile