Descubra como a correta análise de mercado contábil pode revelar o seu grande diferencialpara que nunca mais compita por preços desleais – tomando uma atitude muito simples!

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Uma efetiva análise de mercado contábil já é o suficiente para que todo o futuro da sua contabilidade seja repleto de prosperidade e excelentes resultados! 

Amigo contador, amiga contadora…

Hoje, quero falar sobre um assunto que não é atual, mas que sempre está presente na rotina do seu escritório contábil – e que você deve prestar muita atenção para que não o deixe de lado…

O que quero falar se trata de uma ação muito comum em todas as empresas, mas que seu esquecimento pode fazer com que você abra mão do grande propósito e diferencial da sua contabilidade!

Na verdade, nas conversas que tenho com alguns dos meus clientes, na minha rotina como CEO de uma agência de Marketing Contábil, em poucas palavras trocadas eu já sei muito bem quais são os contadores e contadoras que fazem uso dessa estratégia que vou te ensinar neste artigo – e consequentemente têm bons resultados em suas campanhas…

E também sei quem não faz uso dessa estratégia e, poucos dias após a nossa conversa, vem me questionar sobre o porquê estão tendo tanta dificuldade de se diferenciar das demais opções do mercado!

Veja, o que quero que preste bastante atenção é que essa estratégia já é do seu conhecimento, mas, talvez, a perspectiva que a veja não esteja possibilitando o seu crescimento no mercado contábil.

E por falar em mercado contábil, é justamente sobre isso que essa estratégia se trata! Pois, o que quero te revelar hoje é…

Como realizar uma correta análise de mercado, capaz de revelar o grande diferencial da sua contabilidade – evitando que você se torne refém da “baratização” da profissão contábil!

Sendo assim, como afirmei agora pouco, esse é um processo que já é do seu conhecimento…

Afinal, eu acredito que você já saiba como realizar uma análise de mercado simples, considerando a aplicação de algumas ferramentas, como:

Contudo, o “pulo do gato” não está na maneira como é feita a análise, mas sim, nos resultados que você conquista após esse diagnóstico…

E, por mais que cada análise possa revelar resultados diferentes, sofrendo influências da sua região de atuação e do seu segmento, vou revelar agora alguns dos principais resultados esperados pelos seus clientes, na maioria dos casos…

Portanto, como visto no vídeo acima, o grande Oceano Azul da sua contabilidade não está na ampla concorrência da entrega das obrigações acessórias – isso qualquer um faz -, o seu grande diferencial está na personalização da entrega dos seus serviços contábeis!

Desse modo, o papel da análise de mercado contábil está mais ligado a entender o que seus clientes precisam, necessariamente, para que você, primeiro, se estabeleça como um ou uma especialista em seu nicho de atuação – por exemplo, “contabilidade para donos de restaurante em São Paulo” – e, a partir disso, entregue serviços que vão de encontro com a personalização que eles tanto esperam, que podem ser:

  • Gestão Financeira ou BPO Financeiro;
  • Departamento Pessoal ou BPO Trabalhista;
  • Recuperação de Créditos Tributários;
  • Planejamento Tributário; e por aí vai…

Contudo, mesmo assim, nós sabemos que você tem um problemão para enfrentar…

“Na minha mão é mais barato!”

O que fazer quando a qualidade é ofuscada pelo preço mais barato?

Portanto, imaginando que você já realizou essa análise de mercado contábil e, agora, está com tudo pronto para começar a atrair mais clientes locais!

Maravilha!

Aí passam alguns dias, algumas semanas ou até mesmo alguns meses e NADA!

Isso mesmo, absolutamente nada de clientes procurando o seu escritório…

Como é padrão, você vai querer entender mais a fundo o que está acontecendo e, então, percebe que, na verdade, os preços das contabilidades online ainda estão matando o seu negócio.

O que fazer?

Para isso, nós temos algumas soluções:

  1. Primeiro, entenda a sua carteira de clientes, veja para quem você é realmente especialistas e foque, a primeiro momento, nesse público!
  2. Entenda a sua estratégia de divulgação, muitas vezes, você pode ter os melhores serviços da região, mas ninguém sabe da sua existência;
  3. Entenda, de maneira muito clara, se a sua contabilidade é, realmente, uma contabilidade consultiva.

E, dando foco a essa terceira solução, entenda que todo o sucesso do seu escritório de contabilidade, assim como da sua análise de mercado, pode estar dependendo justamente disso…

Da sua contabilidade se tornar uma contabilidade consultiva!

Afinal, os clientes não olham para o preço, necessariamente, a real atenção deles está no VALOR do seu escritório!

A sua análise de mercado pode te revelar isso muito bem, veja só…

Pequenas empresas, principalmente, enxergam mais valor em escritórios online com baixo preço do que em escritórios tradicionais com maior preço, porque, em tese, ambos prestam o mesmo serviço – dando destaque às contabilidades online que ainda conseguem ser mais ágeis!

Agora, quando sua contabilidade se apresenta como consultiva, o seu valor aumenta porque, além do cumprimento das obrigações – que é o serviço principal das contabilidades online -, você ainda se especializa naquilo que seus clientes precisam, tanto em segmento de mercado quanto em serviços especializados.

E não pense que o “online” se restringe somente à sua concorrência!

Com base na sua análise de mercado, também é possível identificar possibilidades de digitalizar muitos dos seus processos e soluções especializadas, com a ajuda de sistemas parceiros – e eu tenho alguns aqui para te recomendar, mas só te passo se você entrar em contato comigo!

Sendo assim, a solução para dar um fim nessa disputa – que muitas vezes pode ser desleal – está na correta análise de mercado, identificação do seu diferencial de mercado e postura consultiva!

Contudo, como insisto em repetir…

“Quem não é visto, não é lembrado!”

Portanto, se o que você busca é essa diferenciação – uma vez que você tenha realizado a correta análise de mercado contábil e tenha adotado a sua postura consultiva –, o que você precisa agora é se destacar, mostrando o seu propósito e as suas soluções ao público certo!

E, com isso, eu tenho absoluta certeza de que posso te ajudar!

Muitos dos nossos clientes hoje são referência em contabilidade dos estados que atuam, para os segmentos que atuam – e, detalhe, adotando uma postura consultiva!

Sendo assim, não perca mais tempo e nem fique atrás da concorrência – como a sua análise de mercado pode te revelar…

Conte conosco, do Grupo DPG, e comece a comunicar os seus diferenciais às pessoas certas, no momento certo!

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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