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Marketing Digital Contábil: 6 passos para uma estratégia campeã

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Você não está sozinho! Aprenda o que fazer para ter uma boa estratégia de Marketing Digital Contábil

Conversando com alguns clientes, vi que muitos contadores estão precupados em como fazer o Marketing Digital Contábil de seus escritórios. Seja para atrair novos clientes ou para prestar serviços para a própria carteira, todos, sem exceção querem criar uma estratégia campeã, para assim terem a certeza sobre o retorno de seus esforços e investimentos em Marketing.

Sendo assim, quase que 90% dos 22 empresários que conversei me solicitaram escrever sobre um “norte a ser seguido”, isto é um roteiro, para criar suas próprias estratégias, por isso resovi fazer um post para atender à estes pedidos .

Vamos definir em 06 passos uma estratégia de Marketing Digital Contábil campeã, de uma maneira simples, mesmo com pouca verba:

Vamos lá?

Se você está pensando em criar ações efetivas pensando em seu público alvo, você precisa de um guia sobre todos os procedimentos à serem executados, onde estarão definidas formas preventivas e corretivas de tudo que se deve fazer em cada estagio da sua estratégia de Marketing Digital Contábil.

 

 

1- Planejamento: Saber aonde você quer chegar e como você vai chegar

 

Aqui você deve definir um objetivo para a sua ação e o porquê você está criando esta estratégia. É importante ter números plausíveis para que a sua campanha tenha sucesso.

Ex.: tenho 12 leads por mês no meu site e quero num período de 3 meses dobrar esse número
Após ter o objetivo definido, você deve pesquisar quais ferramentas serão usadas para alcançar seu alvo e se a verba destinada para essa estratégia de Marketing Digital Contábil conseguirá suprir todas as necessidades da campanha.

 

 

2- Saiba tudo sobre o seu público-alvo

 

 

Ter o máximo de informações possíveis sobre o seu público é uma arma importante para a sua campanha. Saber os horários que eles consomem conteúdo, por quais canais eles buscam informações, como eles pesquisariam a sua empresa no Google, quais os tipos de solução ele quer quando faz uma pesquisa e qual o nível de autoridade que a sua empresa tem sobre ele, etc. É o mínimo que você precisa ter de informações antes de definir os seus canais de atuação.

 

 

3 – Defina o seu conteúdo e de que forma irá transmití-lo

 

 

Com seu target definido,  o objetivo e o valor do investimento, quem será o responsável pela estratégia, de acordo com o canal de mídia que escolheu, você deverá definir um calendário editorial onde a forma de transmitir seu conteúdo para o publico alvo será definida

Ex.: vídeos, storytelling, post, imagem e etc

 

 

4-Use os canais de distribuição que melhor se apliquem à sua estratégia de Marketing Digital Contábil

 

 

Para definir os canais de distribuição que você irá usar, é preciso se fazer 3 perguntas:

 

A- O meu público realmente frequenta essa mídia social?

 

Um erro muito comum de muitos empresários ao iniciar uma campanha de Marketing Digital Contábil, é achar que todo tipo de mídia social serve para seu negócio ou que qualquer canal de mídia irá ser 100% efetivo, e isso não é verdade.
Medir a conversão da mídia em relação ao seu negocio é primordial para o sucesso da sua campanha. Saber qual a fatia do seu público utiliza este veículo ou mídia social e qual a frequência com que eles utilizam tal canal, são dois fatores que devem estar bem claros antes de iniciar sua estratégia de Marketing Digital Contábil.

 

B- O Custo desta mídia vale a pena?

 

Existem vários canais de mídia que você pode utilizar:Blog, Facebook,Twitter,Instagram, Likedin, links patrocinados e etc.

Tendo definido qual tem o melhor índice de atuação do seu publico, você deve ver o quanto irá gastar com esta mídia, para poder assim,  alcançar este público e alimentá-lo com o seu melhor conteúdo de forma tal que você consiga criar um relacionamento com os mesmos.

 

C- Eu tenho tempo para alimentar esse tipo de mídia?

 

Aqui entra a seguinte questão: Eu terei tempo para me relacionar com o meu cliente?

A frequência com que você irá falar com o seu cliente é definida de acordo com a mídia que você escolher.

Se você optar pelo twitter, talvez uma quantidade de postagens mais intensa seja o caso, no entanto, se você quer usar o Linkedin como canal para alcançar ao seu público, a quantidade de postagens pode ser bem menor, porém super relevante e efetiva.

O que terá maior peso em sua estratégia, será a originalidade e a qualidade de seu conteúdo editorial.

Dica: Seja regrado com os horários e os dias das suas postagens. Seu público não vai criar relacionamento com quem não cumpre com o compromisso de entregar conteúdo na data certa.

 

 

5- Organize seus processos comerciais

 

 

Saber trabalhar o funil de vendas e quais ações tomar para transformar o visitante do seu site em lead, e os leads em clientes, é um dos passos mais importantes da sua estratégia de Marketing Digital Contábil

Atrair -> capturar -> nutrir -> Converter

Saber o que entregar para o seu lead em cada estágio do funil de vendas é o que vai agregar valor à sua estratégia de Marketing Digital Contábil, para que assim você consiga transformar um lead em uma venda.

Saiba identificar o que cada lead está buscando, e trate a dificuldade do mesmo de maneira especifica e exclusiva, mostrando que você está preocupado em tratar diretamente a dor dele e não em generalizar o seu atendimento.

 

 

6- Analise as Métricas e os resultados obtidos

 

 

Compare os resultados obtidos com os esperados. É muito importante definir um período ou ciclos para análise. Ao final de cada ciclo de sua estratégia, você irá saber se as ações obtiveram o resultado esperado ou não, e se os resultados não forem satisfatórios, entender o que não funcionou na estratégia e aplicar as ações corretivas necessárias.  Após analisar o processo volte para o primeiro estágio de sua estratégia e planeje novamente suas ações.

 

Espero que este post tenha lhe ajudado a clarear suas idéias e a realmente lhe dar um norte para que você inicie às suas estratégias de Marketing Digital Contábil e que você tenha resultados que só os campeões alcançam.

 

Qualquer dúvida ou algum comentário que irá acrescentar ao conteúdo que eu hoje compartilho, escreva-os abaixo ou entre em contato conosco, terei o maior prazer em atendê-los.

 

Um forte abraço à todos…

 

 

Inácio Júnior– Analista de Marketing Digital

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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