Custo de aquisição de clientes: entenda o que é e como calculá-lo da forma adequada
Saiba como calcular o custo de aquisição de clientes da maneira certa. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro
Este artigo cobre diferentes maneiras de reduzir seu CAC e garantir que cada real gasto na aquisição de novos clientes valha a pena para o valor a longo prazo desses clientes.
Qual é o custo de aquisição do cliente?
Seu custo de aquisição de clientes é a quantia total de dinheiro que você gasta para adquirir novos clientes.
O CAC é uma forma útil de avaliar a rentabilidade de seus esforços de marketing e vendas.
É importante medir seu custo e sua aquisição de clientes para que você possa fazer mudanças estratégicas a fim de aumentar os lucros.
Você pode calcular o CAC somando suas despesas totais de marketing e vendas e dividindo esse número pelo número de clientes que você adquiriu durante um determinado período de tempo.
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Por que é importante se preocupar com esse aspecto?
Você, que é contador, bem sabe da importância de se acompanhar os custos de um empreendimento.
Tratando-se do seu escritório, isso não pode ser diferente.
Nesse sentido, é fundamental que você acompanhe esse indicador tanto para ter um maior controle sobre os seus gastos quanto para entender o quão eficiente tem sido a sua estratégia de conquistar novos clientes.
Adotar esse comportamento no dia a dia do seu escritório ajuda, inclusive, a otimizar tanto os seus gastos quanto a sua estratégia.
Publicidade para aumentar o conhecimento da marca
Uma maneira de reduzir o custo de aquisição de seus clientes é aumentar o reconhecimento de sua marca.
Uma marca que os clientes conhecem vale mais do que uma marca que os clientes não conhecem.
Cada cliente que você adquire é um embaixador da marca, o que o ajudará a aumentar o conhecimento de sua marca.
Quando se trata de publicidade, você quer ter a certeza de usar o método mais econômico.
Por exemplo, uma campanha publicitária cara na TV pode atingir muitos clientes, mas o lucro desses clientes pode não fazer com que a campanha valha a pena.
Uma campanha publicitária mais barata, como um anúncio em uma plataforma de mídia social, pode atingir menos clientes, mas esses clientes podem ser mais rentáveis.
Usando dados para encontrar os clientes mais rentáveis
Outra maneira de reduzir o custo de aquisição de seus clientes é encontrar os clientes que têm maior probabilidade de comprar seu produto.
Ao otimizar seu marketing para encontrar esses clientes, você pode reduzir seu CAC, concentrando seus esforços nos clientes que mais valorizam sua marca.
Por exemplo, digamos que você esteja vendendo seus serviços contábeis.
Você poderia enviar a mesma mensagem de marketing a todos que visitam seu site.
Ou, você poderia segmentar seus clientes por seus interesses e comportamentos on-line.
Fazendo isso, você poderia enviar uma mensagem de marketing mais personalizada para as pessoas que mais provavelmente irão aderir aos seus serviços contábeis.
Esta abordagem o ajudaria a reduzir seu custo de aquisição de clientes, concentrando seus esforços nos clientes que têm maior probabilidade de serem lucrativos para seu negócio.
Otimizando seu produto para reduzir CAC
Outra maneira de reduzir seu custo de aquisição de clientes é otimizando seus serviços para reduzir o CAC.
Você pode tomar duas abordagens para fazer isso.
Na primeira delas, você pode reduzir o preço de seus serviços, o que, possivelmente, fará com que eles busquem por firmar parceria, facilitando suas ações nessa área.
Segundo, você pode aumentar o valor que seu produto ou serviço oferece.
Reduzir o preço de seu serviço contábil poderia reduzir seu custo de aquisição de cliente, porque você seria capaz de adquirir mais clientes com a mesma quantia de dinheiro.
Aumentar o valor de seu produto ou serviço poderia ajudá-lo a reduzir seu CAC, tornando seu produto mais irresistível aos clientes.
Esta estratégia poderia aumentar o custo de aquisição de seus clientes a curto prazo, mas poderia valer a pena a longo prazo.
Executando operações de vendas efetivas
Outra forma de reduzir o custo de aquisição de seus clientes é executando operações de vendas efetivas.
Enquanto o marketing tem tudo a ver com a atração de novos clientes, as operações de vendas têm tudo a ver com a manutenção dos clientes que você já tem.
Você pode reduzir seu CAC concentrando-se nesses clientes existentes.
Você pode fazer isso identificando as principais razões pelas quais os clientes param de comprar de sua marca.
Em seguida, você pode abordar estas questões através de mudanças em seu produto, operações ou marketing.
Isso pode ajudá-lo a reduzir seu CAC, mantendo seus clientes atuais felizes e fiéis à sua marca.
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Quando se trata de seus esforços de marketing e vendas, há sempre maneiras de melhorar.
Uma vez que você tenha reduzido seu CAC, você pode usar esse número para ajudá-lo a prever sua receita futura.
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