Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

O conhecimento sobre branding que irá te fazer entender como consolidar a sua marca e fazer seu cliente sonhar com seu escritório!

Entenda como funciona o branding e a importância de como seu escritório contábil é visto e lembrado

Contador e contadora, você já parou para refletir em como o seu escritório contábil é visto hoje pelos seus clientes? 

Essa questão é fundamental para que a sua contabilidade se destaque, afinal, tudo depende de como ela é vista pelos atuais e possíveis clientes. 

E é o branding o responsável pela imagem que seu escritório passa para o público. 

Se você não sabe o que é branding, ou tem uma ideia rasa, e não sabe como aplicar estratégias que potencializam a forma como seu escritório é notado, o conteúdo que preparei hoje é para você. 

Vou falar sobre este assunto, trazendo tudo que você precisa saber e fazer para conseguir consolidar a marca do seu escritório e fazer com que seu público queira optar por você. 

O que é branding? 

Quando você vai ao shopping, supermercado e até mesmo farmácia, costuma consumir produtos de marcas que conhece, confia e que sabe que possuem uma qualidade indiscutível, não é mesmo? 

É o caso de sempre comprar de uma marca de roupa reconhecida, de um alimento que você sempre compra da mesma marca e de um remédio que você já pede pelo nome da marca… 

Essas situações cotidianas mostram como o branding está presente na nossa vida, e ele nada mais é do que a marca de um produto ou serviço, ou seja, a forma como é visto pelo público e o reconhecimento que carrega. 

Quanto maior e mais consolidada uma marca, mais facilmente reconhecida ela é e, consequentemente, mais clientes atrai. 

Grandes exemplos de branding muito bem consolidados são:

Afinal, você conhece essas marcas e o que elas oferecem apenas pelo nome, certo? 

Este é o poder do branding, o de fazer com que seu negócio seja amplamente reconhecido.

Por isso, é essencial trabalhar para consolidar uma marca positiva e que seja desejada pelo público, assim, você potencializa o alcance do seu escritório contábil.

A importância de construir a marca do seu escritório

Agora que já falei para vocês o que é o branding e alguns exemplos de grandes marcas de diferentes segmentos, vamos pensar especificamente no seu escritório contábil e na importância de construir a marca dele. 

Não é novidade que a área contábil tem grande competitividade, especialmente com o surgimento e expansão das contabilidades online, que se tornaram mais um desafio a ser vencido para conseguir se destacar… 

Com isso, a forma mais efetiva de mostrar o valor do seu escritório, a eficiência dos seus serviços e os seus diferenciais é se colocando como uma autoridade reconhecida por isso, e é o seu branding que irá fazer isso. 

Sendo assim, é preciso construir a sua marca para que todo seu público-alvo saiba exatamente o que seu escritório oferece e eles mesmos queiram ser seus clientes. 

Os benefícios 

Os principais benefícios do branding são:

  • Nome reconhecido; 
  • Autoridade no assunto, reconhecida; 
  • Captação de clientes mais efetiva; 
  • Destaque em meio a concorrência; 
  • Visibilidade positiva no mercado contábil. 

Tudo isso impulsiona o seu escritório contábil para crescer cada vez mais, aumentar a carteira de clientes e, consequentemente, potencializar os lucros. 

Com tudo isso, você se posiciona como uma referência quando se trata de contabilidade, o que é extremamente benéfico para o seu negócio.

Como trabalhar o branding?

Agora chegamos em um ponto crucial… Afinal, como trabalhar o branding? 

Esse é um dos grandes desafios para toda pessoa que entende a importância do branding, mas não sabe por onde começar a trabalhar a marca do próprio negócio. 

Sendo assim, vou falar sobre os pontos centrais que viabilizam a consolidação da marca do seu escritório contábil. 

#1 Conteúdo! 

Seus clientes e seu público precisam confiar em você, no que você fala, nas informações que você apresenta e no serviço que você presta. 

Para isso, o conteúdo que você produz é seu maior aliado. 

Os conteúdos podem ser produzidos de muitas formas, como:

Quanto mais canais você explorar e quanto mais conteúdo produzir, mais você será visto pelo seu público, mais você mostrará o conhecimento que possui e conseguirá se mostrar como uma contabilidade confiável, preparada e ideal para atender quem consome seu conteúdo. 

Sendo assim, invista tempo para um planejamento e criação de muito conteúdo de valor. 

#2 Fale sobre o que seu público quer saber 

Esse ponto é complementar ao primeiro, afinal, de nada adianta você criar diversos conteúdos se eles não forem, de fato, de interesse do seu público. 

Entenda quais são as dores, desejos, dúvidas e curiosidades do seu público e fale sobre tudo isso. 

Você pode falar sobre o que a contabilidade faz, como ela ajuda, pode nichar alguns conteúdos para alguns segmentos específicos (de acordo com o público), pode trazer dicas que não estão 100% ligadas à contabilidade, mas que agregam para o seu público… 

Tudo isso irá mostrar que você se preocupa em mostrar valor para o seu cliente e irá te fazer cada vez mais conhecido. 

#3 Consistência 

Não adianta ser fogo de palha para construir o seu branding… 

É algo que leva tempo, ganhar autoridade demanda tempo e muita consistência! 

Ou seja, é preciso que a qualidade dos seus serviços sejam consistentes, que seu conteúdo seja consistente e que você se mostre sempre atualizado e relevante para seu público.

Assim, em todos os momentos, seus clientes e prospects sentirão segurança em recorrer ao seu escritório contábil para contar com serviços e para consumir um conteúdo de qualidade e veracidade indiscutível.

#4 Prova social 

Os empresários precisam saber que podem contar com o seu escritório contábil para tudo que precisarem e que serão atendidos com máxima excelência. 

A prova social é a sua maior aliada para comprovar a satisfação dos seus clientes e, assim, atrair cada vez mais clientes para o seu negócio. 

Por isso, sempre peça e utilize os feedbacks dos seus clientes para mostrar que a sua autoridade como contador é real e que seu escritório está preparado para realizar um trabalho impecável. 

#5 A construção do branding é constante 

É claro que chega um momento em que seu escritório já estará em evidência, com um trabalho de branding que atende os 4 pontos anteriores, contudo, é preciso não parar… 

Isso porque o mercado muda, novidades surgem e concorrentes querendo consolidar suas marcas vão se tornando cada vez mais fortes, por isso, você precisa manter o seu branding sempre em alta e com credibilidade. 

Para isso, o trabalho é constante e exige empenho, mas lembre-se que os resultados são satisfatórios.

E para fechar esses pontos sobre o branding e sintetizar todo o conteúdo que eu trouxe até aqui, vou deixar um vídeo rápido e essencial que produzi para o canal do Grupo DPG, confira!

O papel do marketing digital contábil no seu branding

Para finalizar este conteúdo sobre branding, preciso falar sobre um ponto muito importante e que eu posso te ajudar…

O papel do marketing digital no seu branding é enorme, afinal, é por meio dos recursos do marketing contábil que você se mostra para o seu público no meio digital. 

Com um marketing bem estruturado, você consegue construir seu branding, mostrar a sua autoridade e manter a consistência de seus conteúdos, por meio de:

  • Um site que será seu escritório virtual; 
  • Redes sociais com conteúdos relevantes; 
  • Blog com notícias e conteúdos exclusivos; 
  • Campanhas; 
  • Produção de vídeos sobre assuntos relevantes; e muito mais! 

Sendo assim, o marketing digital contábil é o caminho para você estruturar seu branding de forma adequada, utilizando os recursos digitais e estratégias de marketing para isso. 

E você sabe que, quando se trata disso, eu e toda minha equipe do Grupo DPG estamos preparados para te auxiliar! 

Entre em contato com minha equipe agora mesmo e vamos te mostrar cada detalhe de como nossas soluções irão contribuir para a sua marca. 

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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