Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

80% do sucesso do seu escritório contábil depende do seu pós-vendas!

Descubra o que é preciso para ter um pós-venda de sucesso e alavanque os seus resultados

Quem nunca sentiu um alívio, como se estivesse no final de uma longa batalha, ao conseguir fechar uma venda que precisou de muito empenho para conseguir, não é mesmo? 

Contudo, a realidade é que a venda é apenas o início de tudo, pois, para que seus novos clientes se mantenham engajados e vocês tenham uma relação benéfica paras ambas as partes, o pós-venda é fundamental. 

Porém, eu já vi diversas vezes, clientes chegarem para mim com um conceito errado de pós-vendas, sem saber como fazer ou até mesmo sem ter noção da importância… 

E é exatamente por isso que estou trazendo esse conteúdo para vocês, para explicar a importância do pós-vendas para os seus resultados e como o marketing digital contábil é fundamental para isso!

80% – 20% – Teoria de Pareto 

Se você está se perguntando o que é a Teoria de Pareto e qual a relação dela com o pós-vendas, é justamente o que vou te mostrar agora… 

Essa é uma teoria que pode ser aplicada para diversas situações, sendo que, no caso do que estou trazendo aqui para vocês, significa que 80% da sua receita vem dos clientes que já estão na sua carteira e apenas 20% vem dos novos. 

Isso não significa que as novas vendas pelas quais você se dedica não são importantes, mas sim, que o pós-venda é fundamental para que esses clientes contem com cada vez mais serviços seus. 

Afinal, pense comigo, quem são os clientes que pagam por mais serviços? Os antigos ou os atuais? 

É comum que novos clientes comecem com poucos serviços, até mesmo para ter a confiança necessária, e é por isso que você tem que continuar trabalhando para os engajar cada vez mais.

Sendo assim, a Teoria de Pareto é um demonstrativo disso, e mostra como o pós-venda é importante para o sucesso do seu escritório contábil, para que você garanta bons resultados por meio dos novos clientes. 

O que o pós-venda não é!

Para começar a falar do pós-venda propriamente dito, preciso deixar bem claro para você o que ele não é. 

Eu já vi muitos contadores chegarem até mim achando que realizavam um trabalho de pós-venda, mas a realidade era outra. 

Portanto, vou falar especificamente sobre o que não é o pós-venda. 

Só contatar seu cliente quando quer vender algo 

Claro que você irá contatá-lo para realizar o cumprimento das obrigações e prestação dos serviços, contudo, se além disso você só entrar em contato para tentar vender novos serviços, você não está trabalhando o seu pós-venda. 

Aliás, isso pode até mesmo desgastar a relação que você tem com o seu cliente, o deixando saturado de só ter ofertas de novas coisas, mas nada de um acompanhamento que vise ajudá-lo efetivamente. 

Medo de reclamação 

O pós-venda também não é uma bajulação em cima do cliente e um contato excessivo para garantir que eles não reclamem do serviço que você presta. 

As reclamações são algo que fazem parte, o seu objetivo deve ser sempre se atentar às devolutivas que recebe e, a partir disso, buscar melhorar sempre para que essas reclamações não ocorram.

O crescimento demanda estar preparado para lidar com isso. 

Não ter uma lista de clientes 

Aqui, não se trata apenas de não ser, mas sim, do fato de que é inviável realizar um pós-venda sem uma lista de clientes. 

É preciso ter conhecimento sobre a carteira de clientes e saber quem você atende, apenas assim é possível ter uma relação próxima e capaz de atender os clientes de forma mais precisa. 

Forçar intimidade 

O seu pós-venda definitivamente não é forçar intimidade. 

Não se trata de forçar algo que não é natural, mas sim, de manter um contato próximo, de mostrar valor para o seu cliente, de ir além do que apenas prestar serviços que eles encontrariam em qualquer contabilidade, se trata do diferencial que apenas você pode oferecer. 

Claro que alguns clientes são mais abertos, contudo, é preciso ter bom senso. 

Desconto para novos clientes 

É preciso ter cuidado com essa estratégia… 

Afinal, lembra que dissemos que 80% da sua receita vem de clientes antigos? Sendo assim, será mesmo que não vale mais a pena oferecer aos clientes, condições especiais ou algo do gênero para quem já está você há tempos? 

Lembre-se que fidelizar clientes é tão importante quanto captar novos. 

Mas então, o que o pós-venda é? 

Agora que já deixamos claro o que não é, vamos partir para como realizar um pós-venda eficiente e que te gere muitos resultados. 

O pós-venda, de forma geral, se trata de manter um contato próximo com o cliente, se trata de se mostrar presente para auxiliar em todos os momentos, se trata de oferecer conteúdos de valor, mantê-lo atualizado sobre novidades e afins. 

São cuidados que você toma para manter seus clientes sempre com a certeza de terem optado pela contabilidade correta, pois tem os serviços e mais. 

Sendo assim, agora vou falar sobre pontos que potencializam o seu pós-venda, e que são viabilizados pelo marketing digital contábil. 

E-mail marketing 

Os e-mails marketing são uma forma de estar sempre em contato com o cliente, enviando novidades referente ao seu escritório contábil ou até mesmo sobre o mercado corporativo. 

Você pode dar dicas, prêmios, informações relevantes, se trata de nutrir o cliente.

Assim, é uma forma efetiva de você conseguir manter o engajamento.

Gestão da comunicação 

A comunicação do seu escritório contábil precisa ser clara e objetiva, tendo sempre alinhamento para que informações não se percam e você consiga sempre atender de forma adequada toda sua carteira de clientes.

A gestão da comunicação precisa garantir que seus clientes sempre consigam contatar seu escritório por meio dos canais disponíveis e tenham as necessidades sanadas. 

Controle de clientes 

É preciso saber de onde seus clientes vem, se eles vieram do orgânico, de campanha, por indicação… 

No pós-venda, isso é fundamental para que as expectativas sejam alinhadas e você não tenha problemas com seus clientes.

Além de, claro, conhecer seus clientes o máximo possível.

Planejamento estratégico para cada cliente

O que você pode agregar de valor para seus clientes? Como você pode, efetivamente, ajudá-lo, além de cumprir obrigações? 

Para isso, ter um planejamento estratégico para cada cliente é fundamental e decisivo para uma boa relação no pós-venda. 

O marketing digital contábil te proporciona tudo isso! 

Para colocar o que falei aqui – e muito mais – em prática, é preciso de uma equipe preparada para isso, é preciso ter condições de oferecer conteúdos de valor, uma automação de marketing, entre outros. 

E é justamente o que o marketing digital proporciona, e toda minha equipe, aqui no Grupo DPG, faz esse trabalho voltado para você, contador. 

Dessa forma, tendo apresentado tudo isso, vou te deixar dois convites para finalizar. 

O primeiro é para você conferir o vídeo que preparei para complementar esse assunto, rápido e objetivo para que o seu pós-venda te proporcione muito sucesso: 

E o segundo é para que você não perca mais tempo, dinheiro e nem clientes, entre em contato com a minha equipe e tenha todo o suporte do Grupo DPG para garantir uma relação de engajamento com seus clientes! É só clicar no botão do WhatsApp.


Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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