Entenda o que muda no Marketing digital para contabilidades de grande porte e o que você, pequeno contador, deve fazer para se tornar gigante!

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Baseie-se no marketing digital para contabilidades de grande porte e passe de 5 para 6 dígitos de faturamento!

Hoje, quero explicar a vocês a diferença entre os 5% satisfeitos com seus resultados de marketing digital no âmbito contábil e o motivo pelo qual os outros 95% [ENTRE OS QUAIS VOCÊ ESTÁ INSERIDO] não vêem resultados e, quando vêem, são rasos!

Mas antes, quero fazer uma autocrítica: Pensar sobre as necessidades de mudança é o primeiro passo para fazer com que elas aconteçam, não é mesmo?

O mercado tem mudado, e isso é um fato inquestionável! O Marketing digital para contabilidade está, assim como todos esperávamos, tomando novas proporções e mudando o resultado de todas as empresas contábeis que assumiram o compromisso de desenvolver estratégias à quatro mãos. 

Mas a grande pergunta é:

Por que 95% das empresas sabem que sua estratégia de marketing digital precisa melhorar?

Vou mostrar que a grande maioria dos empreendedores satisfeitos são de grandes corporações com uma visão diferenciada de mercado que, caso você consiga pegar, vai, sem dúvidas, te tornar um gigante e fazer com que a imagem abaixo se torne uma realidade para você!

Boa leitura!

A diferença não está no orçamento, mas na forma de ver o mercado!

Quando falamos em grandes contabilidades, como Deloitte, PWC (PricewaterhouseCoopers), Ernst & Young e KPMG – as Big Four -, e sobre suas peripécias baseadas no marketing digital para contabilidade, a primeira coisa que utilizamos para explicar o sucesso é o alto orçamento – o famoso budget – utilizado para a disseminação da marca. 

Contudo, meus caros, o que eu venho dizer hoje confronta diretamente o pensamento que os 95% citados lá em cima carregam… o potencial de vendas e crescimento de uma marca está muito mais relacionado à visão de mercado dos gestores do que o orçamento disponibilizado. 

Mas se você não está me entendendo, não se preocupe, eu vou explicar!

É mais do que óbvio que o budget rege diretamente as ações de marketing digital para contabilidade, mas o que define verdadeiramente os resultados não é o valor. Afinal de contas, seria impossível uma empresa que fatura R$100 mil por mês disponibilizar metade disso para ações de fortalecimento da marca e performance. Ou seja, o que vai nortear as soluções e frutos é o percentual propiciado de acordo com a visão de mercado e desenvolvimento que você, contador, carrega. Se acha que não há valor, logo, ele realmente não existirá!

Sendo assim, podemos dizer que as Big Four – Deloitte, PWC (PricewaterhouseCoopers), Ernst & Young e KPMG – tiveram esse insight muito antes de alguém precisar contar o verdadeiro segredo. 

Dessa forma, para empresas contábeis já consolidadas no mercado, o ideal é disponibilizar de 6% a 12% de todo o seu faturamento em ações capazes de atrair clientes e perpetuar a sua marca, fazendo com que o nome da sua empresa contábil esteja diretamente relacionado às melhores soluções que o mercado pode oferecer. Já para os empreendimentos que estão iniciando as ações agora, é primordial separar de 12% a 20%.

Grandes empreendedores contábeis se preocupam em perpetuar o nome da empresa, e sabem que o marketing digital para contabilidade é parte de um processo gradativo!

Assim como todos nós sabemos, o marketing não é um “gênio da lâmpada” capaz de realizar três dos seus maiores desejos em questão de minutos. Afinal, se fosse, não haveria a necessidade de investimento a longo prazo, estudo de mercado, estudo de concorrência, definição de estratégias, análise de métricas e outros pontos sem os quais o marketing digital para contabilidades não sobreviveria.

Mas, entre todos os pontos primordiais para alcançar bons resultados, há um em específico que é o verdadeiro segredo das grandes contabilidades: o fortalecimento da marca através de estratégias de branding.

Você realmente acha que marcas, como Deloitte, PWC (PricewaterhouseCoopers), Ernst & Young e KPMG ficaram famosas do dia para a noite? Realmente acha que elas “nasceram” grandes e não precisaram conquistar o mesmo mercado que agora você vai passar a lutar para ter? 

A evolução é constante, mas é necessário compreender que este processo é gradativo, e depende muito mais do que você está disposto a fazer para fortalecer a sua marca do que das estratégias de uma agência de marketing digital para contabilidade. Ou seja, se você não tem o interesse de fortificar a marca da sua empresa contábil, nem mesmo Donald Draper poderia mudar a sua situação!

Conseguir leads é importante, mas ser o melhor do mercado é ainda mais!

Outro fator que, indispensavelmente, devemos levar em consideração, é que conseguir leads é uma consequência da visão que o mercado e seus prospects têm da sua empresa contábil. Ou seja, se você não procura o destaque e mantém juntos “o joio e o trigo”, ninguém poderá garantir contatos capazes de serem convertidos em clientes.

Dessa forma, o marketing digital contábil precisa elencar os destaques do seu negócio, os fatores que te fazem diferente dos demais e, consequentemente, serão um atrativo ao público. Então, se você não procura fazer diferente e se mantém na zona de conforto, é pouco provável que consiga aumentar a sua carteira de clientes – a menos que aconteça um milagre… nunca se sabe, não é?!

Sem marca, sem venda!

E, novamente, voltamos ao branding, mas não poderia começar este tópico sem antes fazer duas breves citações de grandes nomes do marketing que – eu não tenho dúvidas – farão com que você compreenda a importância do investimento na sua marca através do marketing digital para contabilidades:

“Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. A marca não é aquilo que você diz que é. É aquilo que eles dizem que é.” – Marty Neumeier

“As melhores marcas combinam inteligência e insight com imaginação e técnica. A melhor estratégia de marca é desenvolvida como uma parceria criativa entre cliente, estrategista e designer.”  – Connie Birdsall

Assim como você pôde ver, a marca não precisa ser a sua arma para conquistar o cliente, você pode, simplesmente, fortalecer o branding do negócio e fazer com que os seus consumidores lutem para defender a sua marca!

Sendo assim, esteja próximo dos clientes, entenda as necessidades que apresentam, entregue soluções diferenciadas e, assim, sua empresa contábil estará na boca do povo como você sempre sonhou.

O Marketing digital para contabilidade não deve ser a última opção, mas sim, a primeira!

É mais do que explícito que todos os empresários do mundo querem aumentar seus lucros e diminuir os custos. Sendo assim, a grande maioria enxerga o marketing digital para contabilidades como um mal necessário – o engraçado é que antes do reposicionamento no mercado, a contabilidade era vista assim…

Contudo, é possível garantir para você que, fazer marketing para tirar a sua empresa contábil do buraco no qual ela tem uma grande chance de se afundar, não é uma boa estratégia. Afinal, imagino que já tenha escutado dizerem que “clamar às divindades na hora da dificuldade sem ter agradecido nos bons momentos, é o mesmo que nada”. Bom, o marketing digital para contabilidades não é uma divindade, mas o preceito é o mesmo e cabível à situação.

Sendo assim, utilize as estratégias dessa ferramenta da maneira certa. Faça porque quer ver o “Big Four” se transformar em “Big Five”! Encontre quem sabe o que é necessário para promover a sua empresa contábil em um mercado que muda diariamente e faça com que, mesmo com as mudanças, o público ainda saiba que você é o melhor entre os melhores!

Quer realizar este sonho? Fazer da sua empresa contábil o maior case de sucesso do qual você mesmo já ouviu falar? Então, venha falar com a gente e deixe que façamos os seus clientes passarem a amar a sua marca!

Marta Giove

CEO – Grupo DPG

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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