Marketing Online para Contadores: Entenda como tudo funciona de verdade!

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

E aí, pessoal… 

Olha eu aqui de novo! Hoje quero falar com vocês sobre… o verdadeiro marketing online para contadores.

Antes de a gente começar a nossa conversa, quero te fazer uma pergunta, mas quero que seja muito sincero(a) na sua resposta!

[Você realmente entende a importância de uma boa estratégia de marketing online para contadores?] 

Bom, a grande maioria dos clientes que atendo diz conhecer o sentido e a real utilidade de um bom planejamento de marketing. Dizem também que entende que essa ferramenta só pode ser usada à 4 mãos… mas, olha – talvez por falta de conhecimento ou até mesmo dificuldade em perguntar – alguns deles acabam se precipitando e modificando totalmente o rumo dos projetos que, muitas vezes acabaram de iniciar. 

O grande problema disso é que, muitas vezes, não temos a chance de mostrar resultados quanto às nossas estratégias e demonstrar que, na verdade, nosso objetivo não pode se resumir a agradar você, contador (desculpe ser tão sincera). O seu site é feito para gerar uma ótima experiência ao usuário, e – pode acreditar – nosso know-how nos permite dizer o que realmente é necessário fazer para atingir o seu target bem no foco da dor!

E se o seu cliente quisesse ensinar a você – que tem anos de experiência no mercado contábil – como você deve fazer uma guia de impostos ou um plano de contas?

Olha, eu sei que pode parecer prepotência, mas, eu tenho certeza absoluta que você odiaria uma situação dessas. Você estuda anos, aprende diariamente e, ainda assim, uma pessoa que “mal sabe calcular o ticket médio dos produtos ou serviços da própria empresa” quer te ensinar a fazer o seu trabalho de contador 🤦‍♂?! Desaforo, né, amore?! 😪

Pra conseguir manter o seu site contábil FODA e ter um plano de marketing online que realmente seja eficiente, você precisa ouvir quem é especialista em fazer isso. Se eu não desse ouvidos ao meu contador, com certeza, já teria acabado com a minha empresa…

Então, “bora lá”, que eu vou te explicar um pouquinho sobre como funciona o marketing online para contadores na prática! 

Tudo, absolutamente tudo parte de um briefing bem feito!

Um briefing nada mais é do que a junção de todas as informações do seu escritório contábil, a história da sua empresa, suas expertises, seus objetivos, o que você espera do seu site, o perfil do cliente que você atende e o perfil de cliente que você quer atender (isso é o que chamamos de persona)

Mas, como a vida não é fácil, né… às vezes, a gente manda “1kg de perguntas para o cliente que acabou de iniciar o projeto, mas o cara responde no máximo 1 grama” e, pior que isso, responde sobre a própria empresa com uma “propriedade… sabe” 😅… aí eu me pergunto: 

“Poxa, na hora que aceitou a proposta, tu não tinha dito que entende que o marketing online para contadores é trabalhado à 4 mãos?” 

Mas, tudo bem, a gente segue o projeto… 

Quando o briefing chega nas mãos da criação (design, redação, etc.) para iniciar o desenvolvimento dos conteúdos e do site, surgem milhões de dúvidas que precisam ser esclarecidas (porque não recebemos todas as informações), então, o setor de atendimento entra em contato com o cliente pra sanar essas questões, mas ele diz: 

“Ué, eu te contratei e você precisa saber como fazer isso…” 

E ainda tenho que ouvir… Já fiz vários sites para minha empresa, e não precisou de nada disso… 

Sério?!

Me mostra os resultados, posicionamento no Google (sem esforço, conteúdo e planejamento de SEO)… enfim…

“Amore”, ME AJUDA A TE AJUDAR, NÉ! Você, por acaso, consegue fazer a gestão contábil da empresa do seu cliente sem as informações necessárias? É I.M.P.O.S.S.Í.V.E.L! 

Planejamento – aqui é onde a gente começa a estruturar seu sonho e, é claro, tenta superar suas expectativas!

Sonhar é “top”, não conheço uma pessoa que não goste! 💭 🤩                                                                                                      

E, é claro, às vezes a gente também sonha por você! O planejamento é o momento onde vamos definir estratégias assertivas para conseguir alcançar o reconhecimento e o sucesso que você quer,  mas, principalmente, serão definidas estratégias para entregar tudo o que você precisa! Afinal, se você contratou uma equipe de especialistas, imagino que queira seus objetivos alcançados.

Nessa fase, o seu auxílio não é tão constante, como no briefing, por exemplo. Precisaremos saber o que você espera dos nossos serviços e, então definiremos o caminho para conseguir alcançar isso. 

Entendeu agora a verdadeira função do briefing?

“Bora” colocar a mão na massa? É hora de Desenvolver! Muita criatividade e aquele “faz e desfaz” até chegar no ponto certo…

Aqui é onde começa o protótipo do site, pauta de conteúdos, calendários editoriais, definição de plataformas, etc..

Vamos iniciar a criação dos textos – conteúdos únicos que vão compor a essência do seu site e o seu tom de voz para o seu mercado – imagens e, claro, o design que vai manter uma ligação direta com a sua comunicação e identidade visual.

Após o desenvolvimento criativo, todo o seu projeto passa para os desenvolvedores que vão cuidar de toda a questão do front-end (muitas vezes do back-end também), e fazer todo o necessário para que a programação seja única, de modo a gerar uma experiência perfeita ao usuário.

Acredite, esse processo é demorado, e é preciso ter um pouco de paciência para chegar na sua mão do jeitinho que você espera. 

Logo após, o site vai para validação interna e depois a do cliente.

Mas, não para por aí não, afinal… estamos falando sobre como funciona o Marketing Online para contadores que, é claro, não se baseia apenas na construção de um site… teremos muitos assuntos ainda pela frente… Não cabe tudo num único artigo e eu não não quero cansar você!

Dito isto… o que achou do nosso papo até aqui? Entende agora quando dizemos que o marketing online para contadores só pode ser feito à 4 mãos e que tudo começa pelo planejamento do núcleo de sua estratégia de Marketing digital, isto é o seu Site Contábil?

Ainda tem muitas outras questões… Mas, como disse acima.. hoje eu te expliquei as etapas básicas. Muitas outras estratégias são utilizadas para gerar leads qualificados, nutrir seus prospects, fazer campanhas patrocinadas para atingir um maior número de pessoas, deixar seu site “top” e nas primeiras páginas dos mecanismos de busca através de ranqueamento orgânico… 

Enfim, se você for P.A.R.C.E.I.R.O, vir de mãos dadas conosco e fizer o marketing online ATÉ DAR CERTO, seus objetivos serão alcançados! 

Basta apenas que você nos dê um voto de confiança e trabalhe conosco, afinal.. estamos falando do seu negócio e dos seus sonhos e objetivos de riqueza e prosperidade não é?! Como alcançará isso se não participar ativamente?! 

Então, se você quer atingir seus objetivos, e ter uma estratégia de marketing online “fora da curva” para alcançar o sucesso, me chama no “Zap”!

Eu vou te mostrar com quantas mãos se faz uma estratégia de marketing online para contadores FODA!

 

 

 

Marta Giove

CEO – Grupo DPG

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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