Já ouviu falar de link building? Essa técnica tem feito a diferença entre empreendedores iniciantes e empresários!
É notável que ter uma boa indicação faz a diferença na hora de uma negociação. Agora imagine isto aplicado à sua empresa, sendo mais específico, ao ranqueamento do seu site!
Se você está começando o seu negócio agora, ou se deseja empreender, precisa conhecer a importância do marketing digital e das estratégias de conteúdo, que incluem o link building.
Ninguém gosta de ter um site coadjuvante nos mecanismos de busca, não é mesmo? Tenho certeza que você não confia nos links que aparecem no “rodapé” do Google!
Pensando nisso, vamos entender como o Link Building pode (e deve) alavancar sua página para o topo dos mecanismos de busca e, com isso, gerar mais autoridade para os seus leads.
Mas o que é Link Building, afinal?
De modo resumido Link Building é a estratégia utilizada para conseguir links externos que redirecionem tráfego ao seu site. E lembre-se: quando falamos desse processo, estamos falando de SEO, ou seja, não se trata de impulsionamento pago e sim de um conjunto de técnicas que gera notoriedade ao seu conteúdo através de alguns métodos monitorados.
Ok, mas antes de irmos aos métodos em si, vamos entender o que é backlink e a sua importância.
Backlinks — a alma do link building!
Backlink é, na prática, um link gerado por um site, que redireciona ao seu conteúdo. Significa que ele estará produzindo ou reproduzindo um conteúdo, direcionando o leitor à sua página. É claro que isso não significa que você terá as mesmas visitas que o outro site receber, mas é algo que, definitivamente, aumenta a sua relevância diante de mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
E quando falamos da construção de presença na web e de aumentar a relevância através do link building, ter muitos backlinks para o seu website é, sem dúvida alguma, a receita para o sucesso.
Do nofollow ao dofollow — como gerar relevância!
Ainda falando sobre backlink:
- Backlinks Nofollow: Links sem relevância ao ranqueamento dos mecanismos de pesquisa, costumam ser utilizados por sites de grande referência (como Wikipédia, por exemplo) – isto é um link building – onde seus resultados já se apresentam em destaque nos grandes sites de busca, e não é vantajoso seu conteúdo ser atrelado a outros sites que possam aumentar sua taxa de spam.
- Backlinks Dofollow: Links relevantes ao ranqueamento dos mecanismos de pesquisa, mais comuns em sites e blogs e produzam conteúdo e estejam em busca do máximo de backlinks atrelados a eles.
Como aplicar Link building, na prática!
Beleza, agora que você já aprendeu que link building é, basicamente, um conjunto de links que citam seu site e te auxiliam a se destacar na web, vamos entender como aplicar essa estratégia na prática. Pronto? Então vamos lá! Para isto são usados alguns métodos mais comuns através de:
- Comentários em outros sites: Vários sites permitem que usuários identifiquem-se com um url na área de resposta, e isto é uma oportunidade para aplicar o seu backlink.
- Guest Post: Baseiam se em postagens como convidado em outros sites, uma ótima forma de conseguir um novo público diretamente pela qualidade de seu conteúdo.
- Web 2.0: Sites onde a plataforma permite a postagem de conteúdo, tais como LinkedIn, WordPress e Blogger, que são opções para que seu backlink seja avaliado para ranqueamento e disseminação.
- Vídeos: Ter uma frequência em postagens em vídeo garante um excelente engajamento no topo das páginas de pesquisa.
Link Building é o porta-voz do seu conteúdo!
Agora é com você! Após avaliar os seus processos de link building, tenha um fluxo de cadência e monitore cada etapa para que seus resultados sejam mais efetivos.
Explore blogs com conteúdo similar ao seu e foque em ser relevante, a troca tem que valer a pena! E tenha em mente que quanto mais te indicarem, melhor será seu ranqueamento.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o GRUPO DPG! Nós podemos te ajudar com dicas poderosas para tornar o seu site muito mais relevante nos mecanismos de busca!
Sucesso e até a próxima!