Ter uma empresa de contabilidade de sucesso exige muito esforço e dedicação. E muitas vezes os empresários não sabem exatamente quais ações precisam ser tomadas para garantir esse crescimento desejado no tempo necessário.
Mas existem algumas dicas que podem ser essenciais para alavancar a sua empresa de contabilidade rapidamente. Vamos conhecer algumas delas:
1º Definição de sua Persona
Saber quem é o seu público-alvo e ter uma base de informações com os principais dados de seus potenciais e atuais clientes são atitudes essenciais para criar qualquer estratégia de venda. A grande maioria das empresas contábeis não sabe ao certo quem são seus clientes e isso é um grande erro.
É preciso descobrir para quem seu serviço será oferecido, para identificar os serviços mais indicados de acordo com os interesses e necessidades do público-alvo. Sem esse trabalho inicial de percepção de clientes suas estratégias acabam sendo genéricas demais, não atingindo os resultados esperados.
2° Tenha uma marca consistente
É importante que o seu cliente consiga perceber exatamente quem é a sua empresa, quais são os seus valores e isso só é possível se a sua marca refletir esses conceitos. A marca deve refletir sua identidade para o mercado empreendedor.
Um exemplo dessa falta de sincronia de informações pode ser o caso de você realizar campanhas dizendo que ser um especialista em ajudar pequenas empresas a crescer, porém, quando os clientes acessam seu site, tudo o que eles veem é igual a outros 99,9% dos sites de empresas de contabilidade, isto é, “prestamos serviços de apuração de impostos, contabilidade, departamento pessoal, etc, isso se reflete em um grande problema de marca”.
Sua empresa precisa demonstrar um diferencial em relação à concorrência caso contrário não terá uma identidade definida para o mercado.
3º Invista em ações de marketing
Hoje em dia o marketing digital é essencial para qualquer empresa. Quem não está na internet está fora do mercado. São diversas ações possíveis e importantes para as empresas como ter um site bem estruturado que reflita sua identidade de marca, criar um blog para postagem de artigos relevantes voltados para o mercado de seu público alvo, táticas de call-to-action e iscas digitais (publicação de e-books, infográficos, planilhas, etc) para que o potencial cliente deixe seus dados em troca de cada material relevante, investimento em campanhas de links patrocinados, vídeos, webinar, etc.
Mas as ações de marketing digital não eliminam a necessidade de ter ações off-line também como visitas a sindicatos e entidades de classe, participação em feiras, eventos e congressos voltados para o mercado de seu público-alvo, campanhas de indicações com clientes da base, etc.
4º Tenha um sistema de Gestão Empresarial
Não é novidade para ninguém que a organização e o planejamento são essenciais para o crescimento sustentável de uma empresa, ainda mais para uma empresa de contabilidade já que nesse caso o trabalho é lidar com o dinheiro de outras empresas. Uma falha no controle financeiro da sua empresa de contabilidade, um atraso de pagamento, por exemplo, pode sujar a reputação e gerar muitos prejuízos.
Mas todo empresário sabe como pode ser difícil controlar tudo na empresa ao mesmo tempo, e para facilitar esse trabalho o melhor a fazer é ter um sistema ERP Cloud para contabilidade que ajuda a organizar as contas, pagamentos, recebimentos, estoque, melhora a comunicação com os clientes e permite o acompanhamento em tempo real de todos os dados da empresa para que seja possível tomar decisões importantes com base em informações concretas.
5º Implemente a Gestão de Custos
É muito comum encontrar empresas com muitos clientes, vendas aumentando, mas com a conta corrente ainda no vermelho. Isso costuma acontecer porque, no mundo empresarial, nada é de graça e quanto mais você vende mais custos sua empresa tem.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apenas vender mais não garante que o negócio perceba um aumento da lucratividade. Para isso é essencial fazer a gestão dos custos da empresa para identificar as oportunidades de reduzir as despesas e aí sim, aumentar o lucro em cada venda.
A gestão de custos é essencial também na formação de preço já que somente conhecendo todos os custos envolvidos no processo da prestação do serviço será possível calcular o valor ideal para cobrir as despesas da empresa e ainda ter lucro.
6º Tenha um Planejamento Financeiro
Cada passo do crescimento precisa ser cuidadosamente planejado, pois em alguns casos, ele até acontece de maneira gradual, mas as despesas não acompanham essa escala, sendo exigido um alto investimento.
O crescimento sustentável de uma empresa precisa ser planejado para que as etapas não sejam ultrapassadas de maneira equivocada e acabem gerando um problema financeiro no qual o dinheiro investido demore muito para retornar, e isso provoque um déficit no capital de giro do negócio. É preciso considerar o impacto dos investimentos necessários para esse crescimento em longo prazo para garantir a saúde financeira do negócio.
Empresas de contabilidade que trabalham paralelamente todas essas estratégias alcançam resultados rapidamente e se destacam em meio a tanta concorrência no segmento contábil.
E você, o que está fazendo para se diferenciar de seus concorrentes e alavancar sua empresa contábil em meio a tanta competitividade pela atenção do empreendedor?