Ícone do site Marketing para Contabilidade | Grupo DPG

10 fatos sobre a celebração do Dia Internacional da Mulher!

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

 O evento começou com a luta das mulheres por melhores salários e o direito ao voto, porém, agora é destinado a mulheres inspiradoras em todo o mundo

O Dia Internacional da Mulher é uma celebração global que visa inspirar mulheres do mundo inteiro.

O Dia Internacional da Mulher, originalmente chamado de Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, é comemorado no dia 8 de março de cada ano. Teve seu início nos Estados Unidos como um movimento social para trazer maior consciência e abordar os direitos econômicos e políticos das mulheres, e em muitos países continua a ser reconhecido como um feriado nacional. Em diferentes partes do mundo o foco é a celebração ao respeito e amor para com as mulheres por suas conquistas econômicas, políticas e sociais. Em alguns países, o aspecto político e de direitos humanos designado pelas Nações Unidas é o mais dominante, e neste dia a consciência política e social das lutas das mulheres são trazidas à luz e muito debatidas.

Atualmente o evento é comemorado em vários países do mundo e serve de inspiração para mulheres de todas as partes do planeta continuarem sua luta em busca da igualdade de gêneros e direitos.

Dito isto, hoje elencamos 10 fatos que você precisa saber sobre a celebração global do Dia Internacional da Mulher!

    1. Embora o Dia Internacional da Mulher seja agora em grande parte orientado para inspirar mulheres em todo o mundo e celebrar as suas realizações, as suas raízes estão em movimentos por igualdade política e econômica.
    2. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi marcado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América.
    3. Durante uma Conferência Internacional das Mulheres Trabalhadoras em Copenhagen/ Dinamarca, no ano seguinte, Clara Zetkin, líder do “Escritório das Mulheres” do Partido Social Democrata na Alemanha, sugeriu a ideia de um Dia Internacional da Mulher.
      Ela propôs que todos os anos, em todos os países, deveria haver uma celebração no mesmo dia. A ideia foi aprovada por unanimidade.
    4. Em 1911, o IWD (International Woman’s Day) ou Dia Internacional das Mulheres foi celebrado pela primeira vez na Áustria, na Dinamarca, na Alemanha e na Suíça no dia 19 de março. Mais de um milhão de pessoas participaram de manifestações em prol dos direitos das mulheres de trabalhar, votar, serem treinadas, exercerem cargos públicos e pelo fim da discriminação.
    5. Na véspera da Primeira Guerra Mundial, em campanha pela paz, as mulheres russas celebravam o seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro de 1913. Em 1965, foi declarado como um dia de trabalho na URSS.
    6. O Dia Internacional da Mulher foi transferido para 8 de Março do mesmo ano e continua a ser a data global para o evento desde então.
    7. Em 1975, as Nações Unidas sancionaram oficialmente o Dia Internacional da Mulher e começaram a patrociná-lo.
    8. Os Estados Unidos designam agora todo o mês de março como o “Mês da História da Mulher”.
    9. O Dia Internacional da Mulher também é um feriado oficial em 15 países, incluindo China, Ucrânia e Vietnã.
    10. Nos últimos anos, o Google marcou a ocasião com um “Google Doodle” para o Dia Internacional da Mulher , mudando seu logotipo na página inicial do mecanismo de busca para refletir a ocasião.

Curiosidade: Um estudo, encomendado pela Foxy Bingo, revelou que a falecida princesa Diana é a “mulher mais inspiradora de todos os tempos”, batendo uma lista de formidáveis figuras femininas da história como a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

Fonte: Blog Mirror

Sair da versão mobile